LAPA

Inaugurado em maio de 2024, o Laboratório de Pesquisa Aplicada em Acessibilidade Arquitetônica e Urbana (LAPA) é uma célula da Prefeitura Universitária destinada a tornar o campus mais inclusivo e que testará soluções em mobilidade urbana, utilizando o campus como um espaço de experimentação. A operação do LAPA se dá de forma integrada com a Comissão de Acessibilidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH).

Trata-se de um desdobramento do projeto “Por uma Unicamp Acessível”, idealizado pela arquiteta e urbanista Edilene Donadon e desenvolvido no âmbito da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

lapa

A Unicamp vem praticando políticas de inclusão com a premiação no vestibular de alunos das escolas públicas e o programa PROFIS, além das cotas étnico-raciais, em 2019. Ainda dentro da perspectiva de inclusão, desde 2018 vem sendo discutida a possibilidade de criação de cotas para pessoas com deficiência, mas os campi da universidade precisam estar preparados para receber estes alunos. Um dos grandes desafios nessa área é oferecer um campus acessível e este programa pretende melhorar a Universidade neste quesito.

Documentos relacionados