DMA – Diálogos Ambientais encerra as atividades da Semana do Meio Ambiente na Unicamp

Na última quarta-feira, 14/02023, aconteceu a I Jornada de Diálogos Ambientais, no Centro de Convenções da Unicamp, encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente.
O evento teve início com a roda de conversa “Recuperação de Áreas Degradadas através de Sistemas Agroflorestais (SAFs)”, com o geógrafo Delwek Matheus, do MST e o agrônomo Dr. João Carlos Canuto, tendo como mediador o servidor da FEAGRI, Gastão Bosco Rodrigues. Em seguida, aconteceu a roda “Ocupação territorial em áreas urbanas e proteção de áreas de preservação”, com o veterinário do Centro de Monitoramento Animal (CEMA), da DMA, Dr. Paulo de Tarso Gerace da Rocha e Silva e a representante da comunidade de Barão Geraldo, Marta Fuzato, sendo mediador o geógrafo da DEPI, Dr. Vanderlei Braga.
Após o intervalo para almoço, o evento teve sequência com a terceira roda, “Direitos Humanos em tempo de Mudanças Climáticas e Transição Energética”, que contou com a participação da Profa. Dra. Silvia Maria Santiago, Diretora Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e do Prof. Dr. David Montenegro Lapola, Pesquisador do CEPAGRI, com mediação do coordenador do Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS), Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira. A última roda, intitulada “Futuro Ambiental da Unicamp, Inclusão e Extensão dos Territórios”, contou com a participação da Profa. Dra. Joseli Rimoli, da FCA/Unicamp, da Mowatcha Ticuna, do Coletivo Acadêmicas Indígenas Uirapuru (AIU), da bióloga Maíra Rodrigues da Silva, doutoranda no IG e representante dos Quilombolas e da aluna Ariele Carolina Contrigiani, do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR)CCA/ UFSCar, representante da agricultura familiar, filha de assentados do MST, sendo mediador o Prof. Dr. Sandro Tonso, da FT/Unicamp e do CAMEJA/DeDH.

A proposta da realização surgiu da necessidade de todos nós, que pertencemos a essa comunidade representada pela Unicamp, de assumirmos o nosso papel de protagonismo nas discussões sobre os enormes desafios que toda humanidade tem pela frente, no que se refere ao Meio Ambiente.

Já estamos vivendo tempos de mudanças climáticas que não podem ser negadas! É uma realidade a existência de refugiados ambientais em diferentes lugares do planeta. Teremos que repensar os nossos conceitos de uso e ocupação do solo, dos recursos naturais, das necessárias mudanças nas relações econômicas entre países, do impacto dessas mudanças na saúde pública e no mais amplo conceito do que são os Direitos Humanos.

Não temos “plano B”, não temos “Planeta B”, e acreditamos que aqui, nesse ambiente plural e de inclusão que é a Universidade, onde se pratica ciência, ensino, pesquisa e extensão, deva ser o lugar mais acolhedor para que possamos repensar a nossa existência como espécie, em um momento em que nosso planeta mais precisa de amor, carinho e respeito!

Confira algumas imagens do evento e das demais atividades da Semana do Meio Ambiente:

Foto: Francisco Silva (DMA)

Abertura da Semana do Meio Ambiente:

Oficina de Ecobag:

Plantio de árvores no Polo Tecnológico:

Pôr do Som: