Conteúdo principal Menu principal Rodapé

É a coleta de resíduos recicláveis como papel, papelão, plástico, metal, vidro, madeira, cartuchos, toners, lâmpadas de vapor de mercúrio, lâmpadas LED, pilhas e bateriais gerados nas Unidades/Órgãos.

Como usar?

Para as Unidades/Órgãos que possuem rotina de coleta definida não é necessário acionamento para prestação do serviço. Para as Unidades/Órgãos que não possuem rotina de coleta definida, é necessário abrir Ordem de Serviço .

A quem de destina?

A todas as Unidades e Órgãos da Universidade.

Restrições

Não coletamos:

  • Amianto: seguir o exposto na Resolução GR-03/2009.
  • Mobiliário urbano: entrar em contato com a Seção de Bens Disponíveis / Subárea de Controle Patrimonial / ARCC / DGA.
  • Resíduos de construção civil: compete ao gerador a destinação final ambientalmente adequada para fora do campus dos resíduos de construção civil gerados.
  • Resíduos químicos e biológicos: compete à Unidade a destinação final ambientalmente adequada para fora do campus dos resíduos químicos e biológicos gerados.
  • Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, pó de café, resíduos de banheiro (papel higiênico, fralda descartável, absorvente íntimo, lenços umedecidos), papel engordurado ou com sobras de alimentos, tecidos de qualquer natureza, inclusive peças descartáveis de TNT, espelhos, lâmpadas incandescentes, cerâmica e porcelana.

Legislação

Instrução Prefeitura nº 02/2016 – Estabelece procedimento para acondicionamento e disponibilização para coleta de resíduos coletados pelo Programa de Coleta Diferenciada da Divisão de Meio Ambiente da Unicamp.

Documentos relacionados

Pontos de coleta de pilhas e baterias
Manual Técnico do Programa de Coleta Diferenciada

Perguntas frequentes

Quais as orientações sobre o encaminhamento dos recicláveis gerados nos Órgãos/Unidades para que sejam coletados pela DLU?

A disponibilização para coleta dos resíduos recicláveis poderá ser feita em abrigo de alvenaria ou em recipientes plásticos móveis (contêineres) na Unidade/Órgão e deverá ser feita de forma centralizada (único ponto quando possível), em local de fácil acesso à equipe de coleta e protegido de intempéries, cuja limpeza e manutenção deverá ocorrer sob responsabilidade da Unidade/Órgão.

Quais as orientações sobre o encaminhamento para coleta seletiva do papelão gerado nos Órgãos/Unidades?

As caixas de papelão deverão ser desmontadas e empilhadas, de forma a ocupar menos espaço possível e serem levadas para o ponto de coleta seletiva da Unidade/Órgão. Caso você não saiba onde é esse ponto, entre em contato com o facilitador ambiental de sua área.

Quais as orientações sobre o encaminhamento para coleta seletiva do papel comum gerado nos Órgãos/Unidades?

O papel comum deverá ser depositado em sacos plásticos coloridos e levados até o ponto de coleta seletiva da Unidade/Órgão. Caso você não saiba onde é esse ponto, entre em contato com o facilitador ambiental de sua área.

Quais as orientações sobre o encaminhamento para coleta seletiva do plástico gerado nos Órgãos/Unidades?

O plástico deverá ser depositado em sacos plásticos coloridos e levados até o ponto de coleta seletiva da Unidade/Órgão. Caso você não saiba onde é esse ponto, entre em contato com o facilitador ambiental de sua área.

Quais as orientações sobre o encaminhamento para coleta seletiva do metal gerado nos Órgãos/Unidades?

O metal deverá ser armazenado, de preferência, em sacos plásticos coloridos – se o peso e tamanho do material permitir, como no caso de latinhas de bebidas, enlatados, embalagens de marmitex – ou armazene-os em caixas de papelão. Se não for possível ensacar ou armazenar em caixas de papelão, deposite o material no piso, em local seguro, de forma a evitar acidentes com as pessoas que trabalham no local e leve-o até o ponto de coleta seletiva da Unidade/Órgão (caso você não saiba onde é esse ponto, entre em contato com o facilitador ambiental de sua área). Em caso de grandes quantidades de metais, consultar a DLU para coleta diretamente no local onde o material está (neste caso será avaliado o acesso do veículo coletor da DLU, bem como outros aspectos operacionais).

Quais as orientações sobre o encaminhamento para coleta seletiva do isopor gerado nos Órgãos/Unidades?

O isopor deverá ser depositado em sacos plásticos coloridos e levados até o ponto de coleta seletiva da Unidade/Órgão (caso você não saiba onde é esse ponto, entre em contato com o facilitador ambiental de sua área).

Quais as orientações sobre o encaminhamento para coleta seletiva do vidro gerado nos Órgãos/Unidades?

Caso seja vidro comum: se inteiros, deposite-os em caixas de papelão, do tamanho adequado e armazene em local seguro, de forma a evitar a quebra. Se quebrados, enrole em jornal e deposite-os em caixas de papelão ou sacos plásticos coloridos identificados com “VIDRO QUEBRADO” de forma a evitar acidentes com as pessoas que trabalham no local. Dependendo da quantidade gerada na Unidade, os vidros quebrados poderão ser armazenados em tambores metálicos fornecidos pela DLU.

Caso seja vidro laboratorial: os responsáveis das Unidades deverão encaminhar à DMA, via protocolo, declaração conforme ANEXO II da Instrução Prefeitura nº 02/2016, atestando que toda a vidraria que será encaminhada foi devidamente descontaminada e esterilizada e que não apresenta riscos para as pessoas que forem manusear esses materiais após o encaminhamento deles à coleta seletiva. Se inteiros, deposite-os em caixas de papelão, do tamanho adequado e armazene em local seguro, de forma a evitar a quebra. Se quebrados, enrole em jornal e deposite-os em caixas de papelão ou sacos plásticos coloridos identificados com “VIDRO QUEBRADO” de forma a evitar acidentes com as pessoas que trabalham no local. Dependendo da quantidade gerada na Unidade, os vidros quebrados poderão ser armazenados em tambores metálicos fornecidos pela DLU.

Qual a orientação sobre descarte de pilhas e baterias?

As pilhas e bateriais podem ser descartadas em um dos 47 coletores disponíveis no campus conforme mapa disponível no link: https://prefeitura.unicamp.br/programa-de-coleta-de-pilhas-e-baterias/

Qual a orientação sobre descarte de lâmpadas?

As lâmpadas geradas nas Unidades/Órgãos devem ser armazenadas em local seguro, protegido de intempéries, de forma a evitar sua quebra e de preferência dentro de suas embalagens originais (ou em caixas que permitam sua organização e proteção). Para FOP, CPQBA, Moradia, CIS Guanabara, COTUCA, FT e FCA, que transportam as lâmpadas para o campus de Barão Geraldo: além de seguir a orientação constante no parágrafo anterior, deverão colar nos fardos das lâmpadas a etiqueta de fragilidade (ANEXO III da Instrução Prefeitura nº 02/2016) e de rótulo de risco (ANEXO IV da Instrução Prefeitura nº 02/2016).

Qual a orientação sobre descarte de madeira?

Deposite o material no piso, em local seguro, de forma a evitar acidentes (pregos e outros objetos cortantes) com as pessoas que trabalham no local.

Madeiras provenientes de embalagens de equipamentos importados (fumigadas): não desmonte as referidas embalagens e suportes e os disponibilize inteiros para coleta, uma vez que a separação das partes impossibilita a identificação do tipo de tratamento fitossanitário empregado, dificultando os estudos para destinação desse tipo de material.

Qual a orientação sobre descarte de documentos sigilosos?

Primeiramente você precisa de autorização do Arquivo Central – SIARQ, para descarte desse tipo de material. Com a autorização do SIARQ em mãos, realize o seguinte procedimento: prepare o material que será fragmentado, retirando todas as pastas plásticas e de papel, arquivos AZ, envelopes plásticos e de papel, caixas de papelão de arquivo morto, entre outros invólucros, assim como trilhos de metal. Acondicione os papéis sigilosos em sacos plásticos, ocupando no máximo 2/3 da capacidade do saco plástico, que deverá ser fechado com um nó firme para garantir a contenção dos papéis. Divida a carga em vários sacos plásticos para que estes não fiquem demasiadamente pesados e rasguem ou impossibilitem a coleta manual.
Guarde os papéis dentro da Unidade, em local seguro e protegido, até serem coletados pela DLU.

Ir para o topo