A Universidade vem investindo de forma contínua para oferecer mais eficiência, conforto e segurança no sistema de transporte fretado. Desde a assinatura do novo contrato, em janeiro de 2025, a Divisão de Transportes e Trânsito da Prefeitura Universitária tem implementado melhorias importantes, sempre alinhadas às demandas da comunidade e a análises técnicas das linhas.
Nos últimos três meses, a Universidade recebeu 186 solicitações de ajustes nas linhas. Dessas, 170 foram atendidas, representando um índice de 91% de resolutividade. Esse resultado mostra o empenho da equipe em responder de forma rápida e eficaz às necessidades dos usuários, sempre com foco em bem-estar, segurança e qualidade de vida.
Mês | Solicitações analisadas* | Solicitações atendidas | Relação entre solicitações analisadas e solicitações atendidas |
Maio | 67 | 55 | 82% |
Junho | 22 | 22 | 100% |
Julho | 97 | 93 | 96% |
TOTAL | 186 | 170 | 91% |
Fonte: Divisão de Transporte e Trânsito, 2025 (*estão agrupadas as solicitações recebidas dos usuários e as melhorias identificadas pela Equipe de Fiscalização de Transporte Contínuo de Transporte Contínuo da Divisão de Transporte e Trânsito a partir dos estudos de linhas realizados).
As demandas que não puderam ser atendidas (apenas 9%) foram analisadas tecnicamente, sendo descartadas quando poderiam trazer impactos negativos no tempo de viagem, na quilometragem percorrida ou quando envolviam inviabilidade operacional e, nesses casos, buscou-se oferecer uma alternativa, como o benefício do vale-transporte integral, nos casos de servidores que residam no município sede do campus onde trabalha ou em município vizinho, em local que não seja atendido pelo Sistema de Transporte Fretado; ou, ainda, o benefício do vale-transporte complementar, em casos de municípios contíguos à sede do campus da Universidade, para que o servidor consiga se deslocar até o ponto de embarque e desembarque e fazer uso do transporte fretado.
Entre as ações mais recentes, destacam-se a criação de novos pontos de embarque em locais estratégicos, beneficiando especialmente idosos, gestantes, servidores com mobilidade reduzida e moradores em áreas de risco ou distantes dos pontos oficiais. Com essas mudanças, o sistema já garante que 87% dos usuários estejam a menos de 500 metros de um ponto de fretado — metade da distância máxima prevista em norma (1.000 metros). Apenas 4% dos usuários estão acima desse limite, todos atendidos por meio do vale-transporte complementar.
Fonte: Divisão de Transporte e Trânsito, 2025
O transporte fretado da Universidade conta hoje com 186 linhas ativas, que circulam diariamente por 15 municípios, cobrindo cerca de 8.000 km por dia. Esse volume expressivo de operações está sujeito a variáveis como infraestrutura viária, tráfego urbano, segurança pública e condições climáticas. Ainda assim, os resultados obtidos mostram que o sistema tem se mantido confiável e eficiente.
Os indicadores de pontualidade tiveram melhora contínua. Em apenas três meses, a taxa de atrasos superiores a 10 minutos caiu de 25% para 8%. Além disso, as viagens apresentaram, em média, 1,5 minuto de adiantamento em relação ao tempo planejado. As ações refletiram em melhoria nos indicadores da pontualidade nos horários de entrada, com evolução de 88% para 97% de chegadas no horário para a entrada das 07h e a manutenção de uma média de 70% para a entrada das 08h30, chegando a 92% em julho.
Fonte: Divisão de Transporte e Trânsito, 2025
Essa regularidade trouxe maior previsibilidade e tranquilidade aos usuários, especialmente em um contexto em que 60% das linhas são intermunicipais, com trajetos naturalmente mais longos.
Outro ponto positivo foi identificado nas linhas de saída. O tempo médio das viagens de volta foi 2,5 minutos menor que o das viagens de ida, garantindo que servidores e estudantes pudessem retornar para casa de forma mais ágil após a jornada. Em mais da metade das viagens de retorno, a redução de tempo foi de 3 minutos ou mais.
Para a Servidora Gabriela Barros, responsável pela área de fiscalização da Divisão de Transportes e Trânsito, os resultados refletem o esforço em conciliar eficiência operacional com acolhimento social: “O transporte fretado não é apenas um meio de deslocamento, mas um instrumento de qualidade de vida e integração para milhares de membros da comunidade acadêmica. Nosso objetivo é garantir um sistema cada vez mais confiável, seguro e acessível. O índice de 91% de atendimento às solicitações mostra que estamos no caminho certo, sempre abertos ao diálogo e à escuta ativa da comunidade”.
Com esses avanços, a Universidade reafirma seu compromisso de manter o transporte fretado como um modelo de referência, equilibrando eficiência, sustentabilidade e cuidado com as pessoas.