Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Atuação quando há galhos ou árvores em risco iminente de queda (árvores inclinando ou galhos quebrados /pendurados) ou em risco aparente de queda, que são aqueles aparentemente secos ou doentes, bem como frutificação fúngica (cogumelos) na base do tronco das árvores.

Como usar?

Para galhos e árvores em risco iminente de queda acione imediatamente a Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) pelo telefone (19) 3521-6000 comunicando o fato e solicitando o isolamento da área de risco. Após, se possível, entre em contato com a Divisão de Meio Ambiente (DMA) pelo telefone (19) 3521-7010 ou pelo e-mail masecret@unicamp.br (inserir “Árvore/galho em risco” no campo assunto).

Para galhos e árvores com risco aparente de queda encaminhe um e-mail para masecret@unicamp.br (inserir “Avaliação fitossanitária” no campo assunto) ou procure no setor administrativo de sua unidade a pessoa responsável pela abertura de Ordens de Serviço para a DMA. A solicitação deve ser realizada por este representante pelo sistema de OS – Áreas Verdes > Visita – Orientação técnica. Deverá constar na solicitação a localização da árvore e fotografia, se possível.

A quem se destina?

A todas as Unidades e Órgãos da Universidade.

Restrições

Não se aplica.

Legislação

ABNT NBR 16246-3 – Florestas urbanas – Manejo de árvores

Documentos relacionados

Não se aplica.

Perguntas frequentes

Quais as orientações sobre galhos ou árvores em risco de queda?

Risco iminente: caso detecte galhos ou árvores em risco iminente de queda (árvores inclinando ou galhos quebrados/pendurados) e verifique que a área não está interditada, acione imediatamente a Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) pelo telefone (19) 3521-6000 comunicando o fato e solicitando o isolamento da área de risco. Após, se possível, entre em contato com a Divisão de Meio Ambiente (DMA) pelo telefone (19) 3521-7010 ou pelo e-mail masecret@unicamp.br (inserir “Árvore/galho em risco” no campo assunto).

Risco aparente: caso detecte galhos ou árvores aparentemente secos ou doentes bem como frutificação fúngica (cogumelos) na base do tronco das árvores, solicite uma avaliação técnica à DAV. Para isso, encaminhe um e-mail para masecret@unicamp.br (inserir “Avaliação fitossanitária” no campo assunto) ou procure no setor administrativo de sua unidade a pessoa responsável pela abertura de Ordens de Serviço para a DMA. A solicitação deve ser realizada por este representante pelo sistema de OS – Áreas Verdes > Visita – Orientação técnica.
Deverá constar na solicitação a localização da árvore e fotografia, se possível.

Ir para o topo