Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na última sexta-feira, 26/09, o técnico de edificações Hélio Cavalheri apresentou aos gestores da Prefeitura Universitária o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) da Prefeitura.

Helio Cavalheri Junior, técnico da Prefeitura Universitária

O CTM é um sistema geoespacial integrado e unificado que consolida, em uma base de dados central, informações territoriais, urbanísticas e ambientais de um município ou localidade. Ele funciona como a “espinha dorsal” ou “infraestrutura de dados espaciais” de uma prefeitura, associando a representação gráfica precisa (mapas, plantas, geometrias) a um banco de dados alfanumérico (atributos) de cada elemento cadastrado (lotes, logradouros, edificações, etc.). O CTM foi instituído nos municípios brasileiros pela Portaria n° 3.242 de 9 de novembro de 2022. O produto final de um CTM pode ser expresso de diversas formas, desde plotagem de mapas temáticos, impressões de planilhas, exportações em diferentes formatos digitais, visualizações e consultas em aplicações Desktop e Mobile, com destaque para o uso dos “smarthphones”, cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e empresas.

Atualmente, o CTM conta com aproximadamente 40 camadas de temas variados, das diversas áreas da Prefeitura Universitária, auxiliando os gestores no planejamento e gestão dos serviços prestados pelas respectivas áreas.

Confira algumas imagens das telas do CTM:

Ir para o topo