Na última semana, a Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária, por meio da Diretoria de Áreas Verdes (DAV), realizou a remoção de um indivíduo de jacarandá-mimoso identificado com problemas fitossanitários e risco de queda ao lado da cantina do Instituto de Biologia.
Visando a reposição da vegetação no local e identificando outros pontos próximos possíveis de receber novas árvores, foi realizado o plantio de 6 mudas nas imediações do local. As áreas de plantio foram rigorosamente avaliadas para evitar interferências futuras com redes aéreas e subterrâneas.
No local onde foi realizada a retirada do jacarandá-mimoso (jacaranda mimosaefolia), foi feito o plantio de uma muda da mesma espécie e ao lado deste uma pitangueira (eugenia uniflora). Próximo ao passeio, ao lado das janelas da biblioteca, foram plantadas duas árvores de grumixameira (eugenia brasiliensis) e ao lado, no passeio entre o estacionamento e a rua Sérgio Buarque de Holanda, duas mudas de ipê-roxo (handroanthus impetiginosus).