Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Unitransp

Avanços no sistema de transporte fretado

Sistema conta com 83% dos pontos de embarque/desembarque localizados a 500 metros ou menos de suas residências e 79% de linhas com trajeto de até 90 minutos.

A Prefeitura Universitária, em virtude da implantação do novo sistema de transporte fretado, informa sobre os avanços alcançados desde o início da operação, no último dia 20/01. O novo sistema conta com ônibus equipados com GPS, permitindo informações em tempo real sobre a chegada e a partida dos veículos nos pontos de embarque e desembarque, frota padronizada com veículos equipados com ar-condicionado e disponibilidade de veículos reserva para manter a operação em casos de imprevistos.

Nos últimos sete dias, foram atendidos mais de 720 servidores, com alterações de endereços ou jornada de trabalho, impactando diretamente na roteirização e consequentemente na realização de ajustes e adequações nas rotas das linhas, além de cerca de 300 atendimentos pontuais de usuários com alguma demanda específica (idosos, alguma limitação de mobilidade, pais/mães com crianças, etc.) acarretando alterações estratégicas nos pontos de embarque e desembarque. Essas ações refletem nosso empenho em oferecer um serviço mais eficiente, seguro e alinhado às demandas dos usuários. 

83

Outro dado que merece destaque é o fato de que mais de 2.400 servidores – dos cerca de 3.000 usuários – contam com pontos de embarque/desembarque localizados a 500 metros ou menos de suas residências. Esse resultado demonstra que o novo modelo está avançando no objetivo de proporcionar maior comodidade, acessibilidade e segurança aos usuários. 

De acordo com a Deliberação CONSU-A-028/2022, a distância máxima de caminhabilidade para acesso ao transporte fretado é de até 1.000 metros. O atual sistema já contempla 83% dos servidores dentro do limite de 500 metros. Adicionalmente, a Prefeitura Universitária está priorizando ajustes no sistema para atender servidores com mobilidade reduzida, idosos, pais/mães com crianças e outras situações específicas que demandam atenção especial.

Importante destacar que os servidores que residem em locais cuja distância até o ponto do transporte fretado exceda os 1.000 metros têm direito ao vale-transporte, conforme definido na Deliberação CONSU-A-028/2022. Esse benefício é destinado a complementar o deslocamento entre a residência e o ponto do fretado por meio do transporte público, garantindo que todos os servidores tenham acesso adequado ao sistema de transporte da Universidade.

Atualmente, 79% das linhas estão percorrendo seus trajetos em até 90 minutos, tempo definido pela Prefeitura como máximo para as operações quando do estudo do novo modelo contratual. No entanto, algumas linhas, diante de suas especificidades, podem não atingir esse objetivo, embora continuemos buscando alternativas para minimizar os impactos e proporcionar o melhor serviço possível.

79

Destacamos que demandas que visem alterações de trajeto e ponto de embarque/desembarque podem influenciar na viagem de todos os passageiros da linha e, portanto, devem seguir os procedimentos dispostos na Instrução Normativa Prefeitura 04/2023, com a participação da maioria dos usuários cadastrados na linha.

Reforçamos ainda a importância de que todos os servidores mantenham seus dados cadastrais, inclusive o horário de jornada de trabalho, atualizados no sistema Vida Funcional Online, garantindo a conformidade com as normas do eSocial, as orientações da DGRH e os requisitos legais previstos na Lei 8.112/1990. A atualização cadastral é fundamental para viabilizar ajustes precisos nas rotas e nos pontos de embarque/desembarque, contribuindo diretamente para a eficiência do transporte fretado. Servidores vinculados à Funcamp que não possuem acesso ao sistema SiSe devem procurar o RH local para regularizar sua situação e garantir o acesso ao aplicativo ABM BUS.

Para sugestões, reclamações ou solicitações, reforçamos a importância do uso do formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/nSwgdMAuPSjgWg2q6, que tem sido uma ferramenta essencial para identificar e atender demandas específicas.Agradecemos pela colaboração e compreensão de todos durante este período de ajustes.

Continuamos empenhados em aprimorar o sistema de transporte fretado com responsabilidade, diálogo e respeito às necessidades da nossa comunidade universitária, buscando sempre oferecer um serviço digno e acessível a todos.

Ir para o topo