
A Prefeitura Universitária entregou, na manhã desta segunda-feira (13), as chaves do Restaurante Container a permissionário habilitada Natália Gabriele Camparotto, sócia da empresa RICCI’S PASTELARIA LTDA., para explorar o espaço da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no Campus II de Limeira da Unicamp. O equipamento integra o Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio (Preac), que começou a ser implantado no primeiro semestre de 2023 e que prevê a instalação de 8 novos restaurantes e cafés em contêineres padronizados distribuídos por pontos estratégicos dos campi de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba.
O restaurante
De acordo com informações do coordenador de pontos comerciais da Prefeitura Universitária, Diogo Martins, o novo restaurante da FCA foi instalado em uma área de 44 metros quadrados. E é composto por três contêineres de aço naval de 14,60 metros quadrados cada, todos com tratamento térmico e acústico. O revestimento interno conta com pisos e peças em cerâmica, esquadrias de alumínio, teto de gesso, bancadas de granito, cubas de inox, torneiras de bica móvel e iluminação de led.
A área de atendimento possui uma cozinha, uma área de manipulação, um depósito para materiais e produtos, um depósito de lixo, vestiários masculino e feminino e sanitários adaptados para PCD (pessoa com deficiência) e equipado com um sistema de botão de pânico. Coube à arquiteta da Prefeitura Universitária, Edilene Donadon, desenvolver o projeto dos contêineres.
A expectativa é que o novo restaurante comece a operar no final de fevereiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. O local deverá servir refeições, salgados, lanches, refrigerantes e outros produtos alimentícios. O contrato inicial de permissão é de 12 meses, prorrogáveis por até 60 meses.
“A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) está sofrendo há muito tempo com a falta de uma cantina”, disse o Prefeito Universitário, Juliano Finelli. “Todos sentimos isso aqui no Campus de Barão Geraldo e em outras unidades também, mas, depois da pandemia, a gente percebeu que esse tipo de espaço é cada vez mais necessário e não apenas pela alimentação, mas como um espaço de convivência essencial ao nosso dia a dia”.
Rede de Espaços de Alimentação e Convívio
O Preac inclui, também, a reforma e revitalização do espaço de 12 cantinas existentes – muitas delas desativadas – no campus de Barão Geraldo e a ampliação dos locais reservados para as feiras de artesanato e alimentação. O projeto foi pensado de maneira que qualquer pessoa esteja, no máximo, a 250 metros de distância de um ponto de alimentação.
Autoatendimento
As já conhecidas máquinas de autosserviço – ou chamadas vending machines –, estão instaladas em 48 pontos nos três campi totalizando 121 máquinas instaladas que servem bebidas quentes e frias, snacks e lanches naturais. Ainda, a Prefeitura Universitária em parceria com o Hospital de Clínicas (HC) instalou a primeira loja de autoatendimento da Gran Coffee Express, localizada no corredor do HC.



