Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Reforçamos as orientações para prevenção da febre maculosa brasileira, transmitida através da picada de carrapato-estrela infectado pela bactéria rickettsia rickettsii:

  • Ao acessar áreas sujeitas à presença de carrapato-estrela, verifique seu corpo e roupas cuidadosamente a cada 2 horas;
  • Se apresentar febre e mal estar, procure atendimento médico imediato, informando que esteve em área com carrapatos. O tratamento deve ser iniciado em no máximo cinco dias a partir do surgimento dos primeiros sintomas.

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária atua há anos no combate ao carrapato-estrela no campus, através de um programa permanente de prevenção. Destacamos que com o cercamento das áreas de preservação permanente (APPs), não temos circulação de capivaras – um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela – pelo campus. Além disso, realiza frequentemente a limpeza dos aceiros e a manutenção dos jardins, realizando corte periódico da grama, aparada rente ao solo.

Estão instaladas pelo campus aproximadamente 20 placas em diversos pontos, sobretudo na proximidade das APPs com orientações sobre a conduta diante dos sintomas da febre maculosa brasileira.

Modelo da placa

Dentro do programa de prevenção, a DMA oferece aos servidores e prestadores de serviços que atuam no campus, palestra sobre prevenção quanto à febre maculosa, orientando quanto aos cuidados necessários quanto ao contato com os carrapatos.

Para mais informações, acesse o folder orientativo:

Ir para o topo