Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Com os recentes casos registrados na cidade de Campinas, reforçamos as orientações para prevenção da febre maculosa brasileira, transmitida através da picada de carrapato-estrela infectado pela bactéria rickettsia rickettsii:

  • Ao acessar áreas sujeitas à presença de carrapato-estrela, verifique seu corpo e roupas cuidadosamente a cada 2 horas;
  • Se apresentar febre e mal estar, procure atendimento médico imediato, informando que esteve em área com carrapatos. O tratamento deve ser iniciado em no máximo cinco dias a partir do surgimento dos primeiros sintomas.

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária atua há anos no combate ao carrapato-estrela no campus, através de um programa permanente de prevenção. Destacamos que com o cercamento das áreas de preservação permanente (APPs), não temos circulação de capivaras – um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela – pelo campus. Além disso, realiza frequentemente a limpeza dos aceiros e a manutenção dos jardins, realizando corte periódico da grama, aparada rente ao solo.

Nos próximos meses, serão instaladas aproximadamente 20 placas em diversos pontos do campus, sobretudo na proximidade das APPs com orientações sobre a conduta diante dos sintomas da febre maculosa brasileira.

Modelo da placa a ser instalada

Dentro do programa de prevenção, a DMA oferece aos servidores e prestadores de serviços que atuam no campus, palestra sobre prevenção quanto à febre maculosa, orientando quanto aos cuidados necessários quanto ao contato com os carrapatos.

Para mais informações, acesse o manual de prevenção da febre maculosa brasileira:

Ir para o topo